A atuação da Datelha é pautada pelo respeito ao meio ambiente e pelo desenvolvimento de processos que reduzam o impacto ambiental. Entre as ações em prol de uma cultura de responsabilidade ambiental, a empresa conserva uma grande área verde (10.000 m²) nos arredores de sua estrutura industrial, faz o reaproveitamento de diversos resíduos e sobras de materiais, direcionando os mesmos para empresas e depósitos que trabalham com reciclagem e comercialização, e ainda faz um trabalho conjunto com fornecedores que permite a coleta e troca de sobras e embalagens.

Essa atuação responsável movimenta outros negócios, como a reciclagem de plásticos, comercialização de sucatas de ferro e até mesmo a indústria metalúrgica. As sobras de massa ao final da produção são 100% reaproveitadas para a fabricação de artefatos de concreto e lajotas. Também podem ser utilizadas na pavimentação e nas calçadas.

Os investimentos da Datelha na gestão ambiental vão desde a instalação de filtros antipoluentes em todas as máquinas ao uso de filtros sintéticos de manga para evitar a "flutuação" do pó de cimento. Essas e outras ações fazem com que as telhas Teg Durart sejam ecologicamente corretas, do início ao fim.

 
Os funcionários Datelha são orientados no uso de máscara de pó e luvas de PVC, látex e malha, no sentido de evitar o contato direto com o cimento, óleo ou graxa, evitando a ocorrência de doenças. No que tange a segurança interna, são ministrados cursos e palestras sobre a utilização correta das máquinas e equipamentos de segurança no trabalho.